Coordenador : Francislene Juliana Martins
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394879.2206.31481.23052023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Saúde
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal Fluminense e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como demais estudantes, professores e profissionais da área da saúde e afins. Nos últimos anos, a SIAFF vem atendendo aproximadamente 300 participantes tendo como meta atingir um público alvo maior a cada edição, com uma expectativa de aumentar este número para, pelo menos, 500 participantes.
Local de atuação: Faculdade de Farmácia. Rua dr. Mário Viana, 523, Santa Rosa - Niterói - RJ
Objetivo
●Promover a integração entre graduandos e pós-graduandos com atores em atividade nos meios científico-profissionais, diminuindo a barreira que separa essas áreas que caminham em paralelo, tornando a comunicação e o desenvolvimento mútuo, uma realidade. ●Divulgar as atividades realizadas na Faculdade de Farmácia para promover agregação de conhecimento e possibilitar parcerias com as áreas afins. ●Reunir estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de atuação farmacêutica com intuito de promover a discussão dos problemas e possíveis soluções. ●Divulgar os projetos da pós-graduação e as atividades de extensão, aplicação e as perspectivas de inovação. ●Formar cadastros que possibilitem o ingresso dos alunos em estágios nas empresas que forem participar da SIAFF. ●Demonstrar de forma clara e objetiva quais as necessidades do mercado de trabalho. ●Explicitar o papel do farmacêutico na sociedade.
Resumo
A Semana de Integração Acadêmica da Faculdade de Farmácia (SIAFF) é um projeto de extensão realizado na Universidade Federal Fluminense. Surgiu em 2013 devido à necessidade que os alunos apresentavam de se familiarizarem e terem maior contato com o universo farmacêutico na prática. A SIAFF visa a promoção do conhecimento, desenvolvimento e intercâmbio estudantil/profissional através de palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos e stands voltados à área de atuação do Farmacêutico. Também faz parte dos objetivos da SIAFF promover a integração plena dos alunos de graduação, pós-graduação e o meio profissional em seus diversos âmbitos, o que resulta no intercâmbio de valores culturais e a multidisciplinaridade acadêmica. A semana acadêmica de farmácia (SIAFF) de 2023 tem como tema Farmacêutico Generalista: conquistas e desafios, e visa promover através de palestras, minicursos, visitas e oficinas, um amplo esclarecimento e debate sobre questões pertinentes e desafiadoras referentes aos diferentes campos de atuação do farmacêutico generalista no mercado de trabalho e cenário atual, auxiliando assim na orientação e preparo do aluno para a sua melhor atuação no âmbito profissional.